Como eu coloco Retículas pelo paint tool sai e como usar a ferramenta varinha mágica

Agora eu fui ver que o blog que postei no site que tem o Paint Tool SAI em português pra baixar está fora do ar, por isso fiz questão de postar no 4shared. Pra baixar o programa clique na imagem abaixo. (Programa retirado do blog Eddie Sekiguchi)

Blog

Agora vou postar mais um tutorial desse programa que é de como usar a varinha mágica e pra que ela serve e de como eu coloco as retículas no meu mangá. Primeiramente vou desenhar o círculo na imagem com as linhas vetores.

001

Desenho com as mesmas linhas de vetores os locais que vou colocar as retículas que logo embaixo vou explicar o porquê disso.

002

Eu uso uma retícula de folha inteira, primeiro eu coloco no programa, seleciono tudo, copio e colo como camada em baixo do meu círculo.

003

Agora eu coloco a máscara de camada encima da retícula (seta vermelha) ,você vai perceber que a camada vai sumir quando a máscara aparecer (círculo rosa).

004

Agora vamos usar a varinha (seta vermelha) para selecionar a parte que vou colocar a retícula, como eu já desenhei na camada então eu vou usar a opção camada ativa (seta rosa), ou seja, vai selecionar só na camada em que eu desenhei e não em todas as camadas juntas, as linhas do local que vou colocar as sombras vão ser os locais que vou selecionar. Se você não desenhou no Paint Tool SAI e quer usar uma imagem que já estão vetorizadas, clique na caixa Modo de Detecção a opção Cores Diferentes e em baixo  deixe para mais ou menos 100 pra ele detectar na imagem o que você quiser selecionar. , se for mais de 100 ele vai selecionar a imagem inteira.

005

Agora clicando na mascara de camada, eu vou pintar na seleção toda, clique no baldinho (Seta rosa) e pra pintar clica em cima da seleção azul e depois limpe a seleção (seta verde). Eu não uso o baldinho e clico em Ctrl+F. Vejam que na máscara de camada eu pintei a parte selecionada (seta vermelha).

006

Então como podem ver, tudo em que eu pintar na mascara de camada, ele vai aparecer na imagem, é como eu colocar uma folha em cima de uma folha e eu cortar essa folha de cima para que o de baixo apareça. Agora eu tiro as linhas que marcam as sombras e está pronto.

007

Espero que entenderam o tutorial, vejam o que mais o programa pode fazer, fique testando todos os tipos de ferramentas que ele oferece, você pode descobrir algo que até eu não descobri. É assim que eu coloco todos as retículas nos meus personagem, além de ser mais rápido é divertido.

Treinem bastante pessoal!

7 thoughts on “Como eu coloco Retículas pelo paint tool sai e como usar a ferramenta varinha mágica

    • Fácil mesmo ^^
      Aprendi no método de colocar retículas no Photoshop que é mais demorado e chato de fazer, você tem que selecionar parte por parte, eu estudei um pouco sobre a máscara de camada e bolei um jeito de colocar a retícula pelo programinha mesmo ^^
      Obrigado por comentar ^^

  1. Valeu, tinha pensado nisso também, desculpe, eu sempre esqueço de compartilhar pro twitter ^^’
    Vou desenhar mais do yaoi ben 10, parece ser rapidinho e fácil hehe, que bom que ficou igual ^^

  2. Nahhhhh, deu vontade de fazer um tutorial de pintura.😀
    Você é corajoso, eu me mato de preguiça só pra fazer vídeo tutorial de cleaner.

  3. não entendi a parte:

    Eu uso uma retícula de folha inteira, primeiro eu coloco no programa, seleciono tudo, copio e colo como camada em baixo do meu círculo.

    O.o ):

    • Assim, eu pego uma imagem da retícula que tenho separado em arquivo de imagem, então eu abro ele no mesmo programa, quando vc abre outro arquivo no sai, ele vai abrir duas janelas, então vc seleciona ele todo (crtl+A) depois copia (ctrl+C) vá no seu desenho e cole lá no final dos grupos de camada para que as linhas fiquem em cima e a retícula fique em baixo. É a mesma coisa quando vc vai no photoshop, seleciona uma certa imagem, entra em outra e cola. Espero que tenha ajudado, qualquer dúvida por favor pode perguntar. ^^

Deixe uma Resposta

