Tutorial – Como desenho meu mangá pelo Paint Tool SAI

Vou começar com meu primeiro tutorial sobre o Paint Tool Sai, o download do programa em português se encontra no melhor site de downloads de Painting Softwares, recomendo baixarem por aqui:

http://eddiesekiguchi.blogspot.com.br/search?updated-max=2012-05-18T08:16:00-07:00&max-results=1&start=3&by-date=false

Esse tutorial que vou fazer é como EU desenho o meu mangá, lembrando que esse é o meu método de desenhar, outras pessoas eu acredito que desenham de outras formas e mais profissionais que eu. Então eu começo assim:

Eu desenho normalmente meus desenhos em um papel qualquer e o chamo de rascunho, o que vai servir para base para o trabalho no computador. Então quando eu termino meu desenho eu tiro foto do desenho, se você tem uma impressora ou um scanner não deixe de usar ele. Se o desenho for bem feito vai ficar mais fácil e poucas mudanças serão feitas na hora de desenhar no programa, caso ao contrário será mais trabalhoso na hora de cortá-lo digitalmente.

Vou começar com essa foto que tirei do Yuuki pra desenhá-lo no programa.

Imagem

Se você gosta de trabalhar com imagens grandes redimensione a foto pra ficar mais fácil ou use do tamanho original, mas caso ele esteja muito pequeno eu aconselho a aumentar, também  tem outro método que logo mostro por aqui. Arraste a imagem no programa e clique no ícone que está mostrando na imagem abaixo, é nessa camada que vamos trabalhar as linhas de vetores:

Imagem

Agora clique no Ícone Curva (seta vermelha) e selecione o tamanho da linha pela caixa embaixo e comece colocando os pontos em cima da imagem (seta azul) e vai descendo até chegar na linha final que ele faz a curva sozinho (seta verde) e quando terminar clique duas vezes no botão direito do mouse ou clique no Enter.

Sempre erramos na hora de fazer a linha ou não faz a curva direito então podemos editar os pontos da linha ou colocar mais pontos entre a linha (seta vermelha) clique no ícone Editar e coloque na segunda bolinha na caixa em baixo (seta azul) e clique na linha da imagem pra arrumar ou mudar de lugar.Imagem

Sempre erramos na hora de fazer a linha ou não faz a curva direito então podemos editar os pontos da linha ou colocar mais pontos entre a linha (seta vermelha) clique no ícone Editar e coloque na segunda bolinha na caixa em baixo (seta azul) e clique na linha da imagem pra arrumar ou mudar de lugar.

Imagem

Enquanto vai completando o desenho, com a mesma ferramenta Editar, clique na ultima bolinha da caixa (seta verde) e clique no ponto mudar de curva pra vértice (observe na seta vermelha).

Imagem

Como vocês perceberam, eu fiz as curvas no olho com a ferramenta curva, com o tamanho maior (Seta Azul) e fiz uma vértice com a ferramenta Editar no canto do olho (seta verde).

Imagem

Agora com a ferramenta Pressão, vou deixar a ponta da linha mais fina, então você coloca a seta no ponto e deixe clicado com o botão esquerdo do mouse e vá pra esquerda até o tamanho que quiser, se preferir ele mais grosso vá para a direita (o mínimo é 0% e o máximo é 200%), lembre-se que dá pra fazer isso com qualquer ponto na linha.

Imagem

Quando eu faço o outro olho e que fique do mesmo tamanho eu uso a ferramenta editar na sétima bolinha da caixa em baixo que serve para duplicar linhas, então eu clico sobre a linha no desenho e você vai perceber que a linha vai ficar em vermelho, essa linha duplicada foi selecionada. Outro método é você clicar na linha arrastando ela pra outro canto, ele duplica e ao mesmo tempo muda a linha de lugar.

Imagem

Pra virar a linha e clico na ferramenta seleção (seta verde) e viro ele horizontalmente (seta vermelha). Lembrando que quando várias linhas são selecionadas, todas vão virar juntas, pra evitar isso limpe a seleção das linhas (Seleção > Limpar CP seleção).

Imagem

Ao pintar a sombra do nariz e a bola do olho de preto eu clico em outro tipo de camada (seta azul) ou eu pinto pela ferramenta do lápis ou pinto desse outro método depois do pulo, vejam.

Imagem

Eu uso a varinha pra selecionar de dentro da linha e mudo a intensidade da transparência (seta vermelha) e seleciono dentro do desenho na camada de linha e você vai perceber que a seleção é em azul (pra ficar mais fácil a seleção clique no olho na foto pra ele sumir), aí vou à camada de baixo que é de cor, e pinto de preto sem medo nenhum de sair pra fora ou simplesmente clico em Ctrl+A e tudo vai ficar preto. Pra dês selecionar clique na caixa aqui em cima indicado pela seta verde.

Imagem

Agora como pdem ver, eu terminei de colocar as linhas em todo o desenho e deixei os tamanhos da linha em vários tamanhos e alguns de pontas finas. Esses são chamados de linhas de Vetores onde eles são criados um conjunto de pontos. Controlar esses pontos pode ser um pouco difícil por isso necessário praticar e ganhar experiência com esse recurso.

Imagem

Na hora de salvar aconselho a salvar em  .SAI também caso queira mudar algo quando errar algum ponto ou alguma linha, salvar o original sempre é o ideal.

Imagem

E aqui está o desenho final, notem a diferença, no programa sempre ajeito o que eu errei no desenho original, espero que você também consiga fazer o desenho facilmente nesse programa, eu gosto muito de trabalhar nele por ser bastante simples.Imagem

Qualquer dúvida ou erro no tutorial, só falar comigo no comentário ^^. Aproveitem ele, espero não ter dificultado.

31 thoughts on “Tutorial – Como desenho meu mangá pelo Paint Tool SAI

    • Sim, é muito simples, é só você esconder a camada do seu desenho clicando no olho que tem ao lado e salvar assim em imagem JPEG, PNG, etc, te aconselho a também sempre a salvar em .SAI pra quando puder arrumar qualquer erro mais tarde.

      Olha eu até te adicionaria no hotmail, mas soube que o msn vai acabar em 15 de Março, mas qualquer coisa entra em contato comigo pelo meu e-mail silva.henrique.jose@gmail.com ou fale comigo pelo comentário do blog que eu terei prazer em te responder ^^ Boa trabalho.

    • Imagina, sem incômodo nenhum. Pode vir aqui sempre perguntar o que quiser.

      Gostei muito do seu desenho, ficou muito fofo. Gostei também que ficou proporcionado, muito bem. Mas quando for usar retículas, tente usar uma retícula com uma imagem maior ou redimensione a retícula pra ficar com detalhes menores na camada pra ficar igual ao mangá japonês na sombra do personagem, aí vai ficar show. Também arrume mais as linhas, não só deixe a ponta bem fina, mas afina os outros pontos e deixe o meio grosso. Vi outros dos seus desenhos na galeria e vc tem um grande talento, parabéns! *-*.

      Continue desenhando pelo SAI que vc vai se acostumar e vai ganhar mais experiência com o programa. ^^

      Me mostre mais desenhos, qualquer coisa me pergunte. Espero ter ajudado.

  1. Adorei o tutorial, eu não sabia algumas coisas e fiquei sabendo agora, mas eu já fiz isso também! tiro foto ou scanner, passo pro pc e re-faço ele no paint tool sai, mesmo assim adorei o tutorial. Add no facebook depois, gostaria de conhecer você😀
    Marcello Oliveira (foto do Jeff the Killer kk)

    • Depois que eu termino de vetorizar, eu escondo ou deleto a foto que tem o desenho original para deixar o fundo branco e salvo o arquivo como imagem .jpeg e .Sai(é sempre bom guardar todas as configurações para arrumar depois). Gostou mesmo desse método? Vai deixar de gostar depois te tanto vetorizar, cansa. Por isso é bom uma mesa digitalizadora. ^^
      Espero ter ajudado.

    • Oi, só entrar em arquivo>abrir… Depois vc seleciona a imagem e entra. Se seu programa estiver em inglês, é file>open. Se o programa está em japonês, entra na primeira opção na caixa e vá na segunda opção. Ou simplesmente crtl+O, espero ter sido útil. ^^

Deixe uma Resposta

